Matérias Perigosas

A empresa Daniel Alves™ possui certificado ADR (Acordo Europeu Relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada) para o transporte de matérias perigosas, assim como um conselheiro de segurança habilitado para o mesmo.

O transporte de mercadorias perigosas, e em especial o transporte rodoviário, apresenta um conjunto de ferramentas legais que permitem que as operações realizadas sejam efetuadas em segurança, reduzindo o risco de acidente ou incidentes.

O “Acordo Europeu relativo ao transporte internacional de mercadorias perigosas por estrada (ADR)”, tendo por base as “Recomendações relativas ao transporte de mercadorias perigosas – Regulamento Tipo da ONU”, procura garantir essa segurança.

Contudo, as alterações sistemáticas a que a regulamentação nacional e internacional se cometem, na busca de uma desejada harmonização, aumentam a necessidade de atualização de conhecimentos e o ajuste de documentos e procedimentos tendo em atenção as novidades introduzidas nas revisões bianuais.

Desta forma, a ideia original de adequação e atualização contínua tem-se mostrado em certos casos funcionar de forma inversa em termos operacionais, pois não é acompanhada, no seu ritmo, pelas práticas dos intervenientes nas suas mais diversas funções e responsabilidades.

Mesmo quando a lei específica obriga a formação e certificação, como é o caso dos condutores de veículos de transporte de mercadores perigosas e dos Conselheiros de Segurança, o ciclo de renovação por via de formação e exames sendo superior ao da atualização regulamentar não resolve plenamente o problema. Este problema será ainda maior em situações os intervenientes não está abrangido pela certificação obrigatória, ainda que sujeitos a formação prevista, e também nos intervenientes que de forma indireta se têm que relacionar com estas atividades, como os agentes da fiscalização ou de proteção civil.

in ADR 2013